Clube Atlético Paranaense

              CLUBE ATLÉTICO PARANAENSE

   Conhecido também como Atlético do Paraná  é um clube de futebol brasileiro, da cidade de Curitiba, capital do Paraná - Brasil. Foi fundado em 26 de março de 1924, a partir da fusão do International Foot-Ball Club e do América Futebol Clube.
   Suas cores tradicionais são o preto e o vermelho, que lhe rendem a alcunha de rubro-negro. seu mascote é a cartola e manda seus jogos no Estádio Joaquim Américo Guimarães (mais conhecido como Arena da Baixada), com capacidade para 42.372 pessoas, reinaugurado em duas fases: em 1999 após reformas visando sua modernização e em 2014, após as reformas exigidas pela FIFA para receber os jogos da Copa do Mundo de 2014.
   Foi o primeiro clube do futebol paranaense a participar de uma competição nacional, a Taça Brasil de 1959, e a ter sido finalista da Copa Libertadores, feito ocorrido na edição de 2005. Dentre seus principais títulos, possui 1 Campeonato Brasileiro (em 2001) e outros 23 títulos paranaenses, tendo disputado mais de 4.200 jogos em sua História.
   Seu grande adversário local é o Coritiba Foot Ball Club, com quem faz um dos clássicos de maior rivalidade do futebol brasileiro, o Atletiba. Também possui rivalidade com o Paraná Clube, cujo duelo se chama Paratico ou Derby da Rebouças.























































Comentários

  1. ATLÉTICO DO PARANÁ, GRANDE FORÇA DO SUL DO PAIS. TIME DIFÍCIL DE SER BATIDO NO SEU CAMPO A ARENA DA BAIXADA.

    ResponderExcluir
  2. Furacão! Time do povão paranaense. Nos seus altos e baixos, sempre irei te amar!

    ResponderExcluir
  3. É mesmo? E por que Grêmio e Inter lideram no sul com vários brasileiros e copas do brasil e várias libertadores recopas sul americanas copas sul americanas e mundiais de clubes? Vem vc dizer que o furacão é a grande força do sul brasileiro? Me poupe.

    ResponderExcluir
  4. Hoje o grande nome do futebol chama-se AThletico!!!

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pelo blog, pela pesquisa feita e pelas fotos. As imagens dá uma noção do que era, e o quanto o clube subiu de patamar e cresceu nas últimas duas décadas e meia.
    Dá-lhe Furacão

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

SÓ TIMES DE SUBÚRBIO

Colorado Esporte Clube - PR

Ceará Sporting Club