Colorado Esporte Clube - PR

                     COLORADO ESPORTE CLUBE

   Fundado em 29 de junho de 1971, na cidade de Curitiba, capital do Paraná - Brasil, como resultado da fusão de três times: o Britânia Sport Club (fundado em 1914), o Palestra Itália Futebol Clube (fundado em 1921) e o Clube Atlético Ferroviário (fundado em 1930).
   Após várias reuniões com as diretorias destas três agremiações, nasceu o Colorado Esporte Clube.
   O clube foi extinto em 19 de dezembro de 1989, quando uniu-se ao Esporte Clube Pinheiros e deu origem ao Paraná Clube. Foi campeão Paranaense em 1980 e vice-campeão 5 vezes (1974, 75, 76, 79 e 82), campão da taça Cidade de Curitiba 2 vezes (1974 e 1975).
   Tinha como suas cores, o vermelho e o branco e sua alcunha de "boca negra" foi uma herança do Clube Atlético Ferroviário, mandava seus jogos na Vila Capanema com capacidade para 20.083 pessoas

   Ary Marques foi o jogador que mais vestiu a camisa do clube na história do Colorado Esporte Clube.

Última partida

   A derradeira partida do Colorado ocorreu na tarde de 8 de julho de 1989. Jogando em seu estádio, o Durival Britto e Silva, o "boca" empatou com o Coritiba em 3 a 3. Luisinho marcou o último gol da história do Colorado (ao fazer o terceiro, com o placar de momento em 3 a 1 para o time da casa) e Roberto Gaúcho (do Coritiba) marcou o último gol sofrido pelo extinto clube da Vila Capanema (o terceiro, que empatou a partida em 3 a 3). Assim foi a última partida do Colorado Esporte Clube.

































































Comentários

  1. GRANDE COLORADO DO PARANÁ. TÍNHAMOS AQUÍ EM MESSEJANA UM TIME CHAMADO COLORADO EM SUA HOMENAGEM. POR MUITO TEMPO FOI UM DOS TIMES GRANDES DE CURITIBA, É UMA PENA QUE ACABOU NA FUSÃO COM O PINHEIROS QUE RESULTOU NO ATUAL PARANÁ CLUBE.

    ResponderExcluir
  2. Essa foto de 1980 o ponta esquerda é Mug, não Zé carlos. Senão conhece da coisa, não informe errado companheiro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. MEU CARO AMIGO DESCONHECIDO, APESAR DE MUITA PESQUISA ESTAMOS SUJEITOS A ERROS. COMO NÃO CONHEÇO O JOGADOR FICO DEPENDENDO DE INFORMAÇÕES DE QUEM CONHECE. DE QUALQUER MANEIRA OBRIGADO E VOU CORRIGIR. ABRAÇOS DO SEU AMIGO ZÉ DUARTE DE FORTALEZA - CE.

      Excluir
  3. Prezado amigo José Duarte, boa noite. Parabéns por este seu trabalho. Também coleciono posters de clubes de futebol, principalmente os mais antigos, porém gostaria que você se pudesse confirmar uma situação que talvez, que provavelmente por engano tenha sido lhe passado. No primeiro poster do Colorado acima (que seria de 1982, mas pelas minhas pesquisas é de 1981) há duas retificações: O quinto atleta em pé da esquerda pra direita é na realidade Nilton e, não Castor. E o quarto atleta agachado da esquerda pra direita é Peres e não, Sartori, como lhe foi informado. Esta foto é do jogo: Colorado 2x1 Vitória, realizado no dia 25/01/1981, pelo Brasileirão/1981. Um abraço.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns Sr. Ze Duarte, fico feliz pelo interesse do Sr. pela pesquisa dos times de futebol do nosso país. Meu pai é o goleiro Ze Carlos que tanto defendeu a meta do time colorado e chegou a certa feita, ser considerado o goleiro do fantástico. Fico lisonjeado e agradecido por não deixar essa história morrer. Colorado é história do futebol paranaense.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. MUITO OBRIGADO. ISSO SÓ NOS INCENTIVA A CONTINUAR. SEU PAI ZÉ CARLOS AINDA É VIVO? ME MANDA ALGUMAS FOTOS OU HISTÓRIAS DELE, PARA INCREMENTAR MAIS AINDA A PÁGINA DO COLORADO. UM ABRAÇO.

      Excluir
    2. Meus parabéns seu Zé Duarte, agradeço por compartilhar estas imagens. Nosso Colorado, o saudoso Boca-negra teve suas peripécias e alguns azares... mas fortaleceu a imagem de clube do povo! Muito obrigado!

      Excluir
    3. Obrigado, mesmo sem nunca ter ido em Curitiba, torço aqui de Fortaleza pelo Colorado, tivemos até um time de subúrbio que batizei com o nome de Colorado. Pena que foi extinto mas continua na memória dos seus torcedores. Um abraço.

      Excluir
  5. bom dia Sou Evaldo Miranda,fui supervisor do Colorado e me lembro bem das dificuldades mas sem sombra de duvida faz falta, ali trabalhava-se por amor a camisa atletas e funcionários, vestiam realmente a camisa. Hoje temos nossos encontros todos os anos, graças a iniciativa do atleta Castorzinho que formou o grupo do Master do Glorioso Colorado EC,que reúne atletas dirigentes e membros de comissão técnica de vários anos,você que foi atleta profissional ou dirigente entre em contato através de meu email evaldomiranda6@gmail.com. ou telefone 41995580210 zap ou com o castorzinho 41 996741394 whasapp,sejam bem vindos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Evaldo e parabéns pela sua iniciativa e do Castorzinho, que foi um excelente jogador, em não deixar morrer a história do clube. Estou à disposição para qualquer ajuda nesse sentido.

      Excluir
  6. Parabéns pelo excelente trabalho!! Só saudades desse timão!

    ResponderExcluir
  7. Boa tarde Zé Duarte, sou de bauru sp, no fim dos anos 70 e 80 eu mesmo de longe era torcedor apaixonado pelo colorado , fiquei muito contente quando achei sua pesquisa pelo meu colorado, pena que fol extinto, hoje não gosto do Paraná club , acho que não tem nada a ver, obrigado por aumentar o meu conhecimento, continue sempre e um forte abraço

    ResponderExcluir
  8. Não sei se congratulo ou se agradeço pelas postagens. Em todo caso, parabéns e muito obrigado. Sou Coxa, frequento o Couto Pereira desde o berço e o Colorado foi protagonista de várias lendas e histórias tão bizarras quanto inesquecíveis.

    Como adversário fez parte da minha infância e merece ser lembrado, tal qual todos os outros times extintos contemplados pela pesquisa.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

SÓ TIMES DE SUBÚRBIO

Ceará Sporting Club