Goiânia Esporte Club

                          Goiânia Esporte Clube 

    O Goiânia Esporte Clube, foi fundado oficialmente em 05 de julho de 1938, na cidade de Goiania, capital do estado de Goiás - Brasil. É um dos times mais tradicionais e importantes do estado. Seu mascote é o Galo Carijó mais conhecido como Galo, suas cores são Preto e Branco e manda seus jogos no Estádio Olimpico com capacidade para 12.000 pessoas e no Estádio Serra Dourada com capacidade para 30.049 pessoas.
 Tudo começou em abril de 1936, quando o fluxo de funcionários públicos aumentou na nova capital. Eles não tinham nenhum esporte para praticar ao fim do expediente e nos finais de semana, fundaram então o embrião do Goiânia, o União Americana, em 28 de abril. Não durou três meses, pois a sede ficava em Campinas e a distância para Goiânia acabou desanimando os jogadores.       No dia 12 de julho de 1936, ocorreu a primeira partida de futebol entre clubes devidamente formados na nova capital. Um dos espectadores foi o arquiteto José Neddermeyer. Em 30 de julho de 1936, ele e outros aficionados pelo futebol e pela cidade, decidiram pela fundação de um time de futebol de verdade, o Goiânia. As cores escolhidas para o uniforme foram o preto e branco, seu primeiro uniforme foi bastante inusitado: camisas pretas, golas brancas, trazendo como escudo o mapa de Goiás.
   Ao longo de sua história no futebol, o Goiânia possui 14 títulos do Campeonato Goiano profissional, incluindo um pentacampeonato entre 1950 e 1954. Foi o primeiro Clube goiano a ganhar uma taça à nível regional, a Copa Brasil Central de 1967, e o primeiro clube a ganhar um campeonato invicto. É um dos quatro clubes do futebol da cidade de Goiânia que já participou da principal divisão do Campeonato Brasileiro, em quatro edições. Participou ainda por duas vezes da Copa do Brasil.







































Comentários

  1. UM DOS 4 TIMES GRANDES DE GOIANIA, ESTÁ PRATICAMENTE EXTINTO. VAMOS VOLTAR GOIANIA.

    ResponderExcluir
  2. Na última foto de 1976 sou eu quem está de mascote ali agachado, tinha 7 anos

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

SÓ TIMES DE SUBÚRBIO

Colorado Esporte Clube - PR

Ceará Sporting Club