SÓ TIMES DE SUBÚRBIO

              SÓ TIMES DE SUBÚRBIO DE FORTALEZA E REGIÃO METROPOLITANA 

   Nesse novo quadro vou dar destaque aos times suburbanos da grande Fortaleza, celeiro de craques para as equipes profissionais, onde disputam vários campeonatos de dezenas de ligas diferentes nos bairros e em várias modalidades, além de campeonatos patrocinados pela Federação Cearense de Futebol, sem esquecer, é claro dos abnegados donos desses times que colocam dinheiro do bolso, muitas vezes tirando até da família ou acabando com o seu patrimônio, pelo amor ao clube suburbano. É comum nos bairros, histórias de quem faliu o seu negócio para ajudar o seu time de coração e muitos hoje vivem na miséria por causa disso. O dono do time chega no campo primeiro que todo mundo, bota as redes nas traves, separa o material dos 2 quadros, material esse que ele mesmo lavou, enche as bolas, marca o campo, leva um garrafão d'agua gelada, cobra a quota de cada aspirante, grita, orienta o time, briga, xinga todo mundo e depois do jogo, com vitória, empate ou derrota, tem a velha e popular barca, muitas vezes na casa do presidente e com seus recursos, mesmo assim eles se sentem felizes e realizados depois de cada domingo ou feriado e na terça-feira, ir ou Otávio ou Careca (já falecidos), atualmente é o Valdecir Traíra e outros, marcar o jogo do próximo domingo e assim a vida no nosso futebol suburbano vai em frente.

   É comum observar ao redor dos campos da grande Fortaleza, o dono do time pedindo dinheiro a torcida, fazendo bingos, recebendo pagamentos dos chamados aspirantes, para poder fazer a cota do time visitante e completar a folha de pagamento do 1.º quadro, pois a grande maioria dos jogadores são pagos. E quando o valor arrecadado não cobre a despesa, então junta-se alguns desses abençoados dirigentes e completam do próprio bolso. Parabéns para eles. Vale lembrar que a grande maioria desses clubes já acabou, deixando só a saudade nos seus torcedores, aqueles que o domingo era sagrado: ver o seu time jogar, apostar, tomar umas e outras na beira do campo, esculachar o juiz, que é improvisado, pego no meio dos torcedores e que geralmente apitam de calça comprida arregaçada até os joelhos e com as chinelas havaianas enfiadas nos braços e ameaçados de peia todos os domingos e são esse mesmos torcedores que iam para os jogos fora de casa em cima de um caminhão com a camisa do time, bandeira e charanga ou batucada. São milhares de casos e histórias desses times, contadas nas resenhas depois dos jogos, onde todo time tem aquela figura folclórica, que pode ser um torcedor, um jogador e muitas vezes o próprio dono do time, histórias essas que daria para escrever vários livros. Como essa história que aconteceu comigo: Jogo MANGABEIRA X COLORADO DA GRANJINHA (MESSEJANA), terminado o jogo, fui receber a quota, claro que com o cartão do Otávio. Como demorou um tempo para juntar o dinheiro, o caminhão foi embora e eu fiquei lá, como conhecia vários jogadores da casa, fiquei na barca deles e vim de carona até Messejana, onde cheguei mais de meia noite, melado e com o dinheiro da cota.

   A SEGUIR VOCÊS VÃO VER CENTENAS DE TIMES DOS SUBÚRBIOS DE FORTALEZA E DA REGIÃO METROPOLITANA, TIMES ESSES QUE AO LONGO DO TEMPO CONSEGUI JUNTAR E VOU ATUALIZANDO CONFORME FOR ENCONTRANDO MAIS. QUER VER O SEU TIME AQUÍ? ME MANDE FOTOS ESCALADAS, SE POSSÍVEL COM O ESCUDO E O NOME COMPLETO DA SUA AGREMIAÇÃO.   

    WHTSAPP: 9.8681.6273 - ZÉ DUARTE.  

                                                                                    

LEMBRANDO QUE IREI MUDANDO DE ACORDO COM
NOVAS DATAS DE FUNDAÇÃO QUE FOREM APARECENDO.
MANDE A DATA DE FUNDAÇÃO DO SEU TIME;



  











































































































































































































































































































































































































































































































































  















































































































































































 

                                         



































































































































































































































































































































 


 

 

Comentários

  1. SHOW DE BOLA, GOSTEI MUITO MESMO! PARABÉNS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado e continue acessando, todo dia eu atualizo, Um abraço.

      Excluir
  2. Respostas
    1. Nostalgia pura, nas tardes de domingo, acompanhar ou jogar no seu time de coração, não tem preço, obrigado pela participação.

      Excluir
  3. Faltou o holandês e o Londrina do João 23

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, infelizmente não tenho fotos desses dois times, se você puder me mandar, ficarei imensamente grato. Zé Duarte - ZAP 9.8681.6273

      Excluir
  4. parabéns meu irmão, pela excelente ideia, de resgatar a história de nosso futebol suburbano, onde de revelaram muitas craques que se destacaram no futebol cearense, as fotografias me fizeram recordar muitos amigos do passado, show de bola, como faço para enviar mais fotos dos times aqui do grande mucuripe. ?? francisco queiroz (chiquinho) aqui do juventus da Varjota, em fortaleza, 85-99949.8487

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia meu amigo Chiquinho, me manda pelo ZAP 9.8681.6273

      Excluir
  5. Mande para o meu Whatsapp - 9.8681.6273 - José Duarte, de antemão lhe agradeço, um abraço.

    ResponderExcluir
  6. tem do time Henrique jorge das antigas???

    ResponderExcluir
  7. faltou
    asa
    águia vermelha
    monte real,do ita
    tancredinho
    napole do paulista
    Guarani do tasso
    fortalezinha da vila cazumba
    avante e outros mais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, estou todo dia atualizando a página, se você puder ajudar com as fotos de alguns desses times eu e o futebol suburbano agradecemos.

      Excluir
  8. faltou eu no Udinese no novo Napoli no novo gama no são Bernardo etcs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Me manda as fotos que eu terei imenso prazer em publicar. Zé Duarte - zap 9.8681.6273

      Excluir
  9. Faltou Santana do BAIRRO LUCIANO CAVALCANTE, INDEPENDENTE do BAIRRO Jardim das Oliveiras e o PEGUE LEVE do LUCIANO CAVALCANTE.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, o Santana eu já publiquei, os outros não tenho fotos, se você tiver alguma me manda - Zé Duarte - zap 9.8681.6273

      Excluir
  10. Faltou o gremio do conjunto industrial

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, infelizmente não tenho fotos do Grêmio do industrial, se você me mandar alguma, eu e o futebol suburbano agradecemos por mais esse resgate. Zé Duarte - zap 9.8681.6273

      Excluir
  11. Respostas
    1. Bom dia, não tenho fotos do Santos do Maracanaú, se você puder me mandar alguma, agradeço - Zé Duarte - zap 9.8681.6273

      Excluir
  12. Respostas
    1. Bom dia, já publiquei o Muller, um abraço e obrigado por participar.

      Excluir
  13. Havia dois times de subúrbio muito bom nos anos 80 que jogavam no Serviluz e mucuripe: Eram o Praiano e o Londrina do Serviluz. Existia também o time Argentina da liga do Serviluz. Parabéns pela iniciativa.

    ResponderExcluir
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  15. Palmeirinha do Henrique Jorge
    Fluminense do Bom sucesso
    Vila Iracema do Henrique Jorge
    Papi Junior da Bela vista
    IBGE
    Lamento não tê-los vistos.
    Mas parabéns valeu assim mesmo.

    ResponderExcluir
  16. Parabéns pelas postagens... recordar é viver

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Colorado Esporte Clube - PR

Ceará Sporting Club