América Futebol Clube - São Paulo

                           AMÉRICA FUTEBOL CLUBE


   O América de São José do Rio Preto, foi fundado no dia 28 de janeiro de 1946, na cidade de São José do Rio Preto, interior de São Paulo - Brasil pelo então engenheiro Antonio Pereira Tavares de Lima. Tavares ficou desafiado pelo então time dos Bancários, que vencia diversos jogos na região. Juntamente com outros 54 colaboradores o clube foi fundado as 20:30 na sede do Hotel São Paulo, na rua Bernardino de Campos. Em seguida o clube foi filiado a Federação Paulista de Futebol, e inscrito no Campeonato Paulista do interior. Em 17 de março do mesmo ano, a equipe estava formada e estreou contra a Ferroviária de Araraquara, vencendo o jogo por 3 a 1. Tal jogo não pode acontecer em Rio Preto, porque o rival Rio Preto se negou a emprestar seu campo e por isso o jogo ocorreu em Mirassol. Quirino fez o primeiro gol da história do clube. O time americano nunca enfrentou a equipe do Bancários, pois esta equipe permaneceu amadora e o rubro logo se profissionalizou. Logo após a fundação, houve grande euforia entre os adeptos do futebol na cidade, que entusiasmaram-se em ter duas equipes profissionais. A rivalidade com o Rio Preto Esporte Clube também ficou latente logo no primeiro jogo do América, pois sem ter campo para jogar, pediu emprestado ao outro clube, que negou-se, alegando que a equipe americana estava roubando adeptos do Rio Preto. Em 1957 o clube foi campeão paulista da segunda divisão, tendo direito de competir, pela primeira vez, no campeonato paulista junto com os chamados times grandes. Era a primeira vez que isso ocorria na história da cidade. Daí em diante, a presença do clube entre os grandes tornou-se cotidiano, e a cidade de Rio Preto se acostumou a ver grandes jogadores como PeléGarrinchaAdemir da Guia entre outros, enfrentando, e às vezes perdendo, para a equipe rubra e branca. Disputou o campeonato paulista da primeira divisão por 44 vezes, até o ano de 2007, quando foi rebaixado a segunda divisão. Permaneceu na segunda divisão até 2012, quando caiu para a terceira divisão e em 2014 foi rebaixado para a quarta divisão estadual, coroando sua queda. Daí em diante uma crise se instaurou no clube e hoje o time briga para retornar ao tempos áureos.

   Foi 2 vezes campeão da Taça dos Invictos (1973 e 1999), 3 vezes campeão da Série A-2 Paulista (1957, 1963 e 1999), 1 vez campeão do Torneio Início do Campeonato Paulista (1958) e 1 vez campeão do Torneio José Maria Marin (1987).
   Manda seus jogos no Estádio Benedito Teixeira (Teixeirão) com capacidade para 32.936 pessoas, sua cores são Vermelha e Branca e seu mascote é o Brasinha.


  























































Comentários

  1. O WILMAR,PONTA ESQUERDA É DAQUI DE MINHA CIDADE DE CATAGUASES-MG,JOGUEI COM ELE NO GALO E NO FLAMENGO DE CATAGUASES.PARABÉNS PELAS BELAS INFORMAÇÕES ESPORTIVAS DOS CLUBES.

    ResponderExcluir
  2. AMÉRICA DE S. JOSÉ DO RIO PRETO, TIME ONDE JOGARAM OS CRAQUES CEARENSES GILDO E MARCO AURÉLIO, ÍDOLOS DA TORCIDA DO CEARÁ SPORTING.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

SÓ TIMES DE SUBÚRBIO

Colorado Esporte Clube - PR

Ceará Sporting Club