Botafogo de Futebol e Regatas

             BOTAFOGO DE FUTEBOL E REGATAS 

    A História do Botafogo começa em 1891, data da fundação do Grupo de Regatas Botafogo na cidade do Rio de Janeiro. - Brasil. Três anos depois, o grupo se transformou em Club de Regatas Botafogo e, em 1904, surgiu o Botafogo Football Club. Após 38 anos com as duas agremiações existindo em paralelo, a fusão entre os dois clubes criou o Botafogo de Futebol e Regatas, atualmente uma das entidades esportivas mais populares do Brasil.
   Conhecido pela estrela de cinco pontas em seu distintivo, que lhe dá a alcunha de clube da Estrela Solitária, o Botafogo tem como suas cores oficiais o preto e o branco. Seu mascote é o Manequinho e desde 2007, manda seus jogos de futebol no Estádio Nilton Santos, antes chamado de Engenhão, com capacidade para 48.931 pessoas.

   Foi indicado pela FIFA ao seleto grupo dos maiores clubes do século XX. Dentre seus principais títulos estão: 21 Campeonatos Cariocas, 4 Torneios Rio-São Paulo, 2 Campeonatos Brasileiros e 1 Copa Conmebol (precursora da atual Copa Sul-Americana).
   Além disso, o clube detém alguns dos principais recordes do futebol brasileiro, como o de maior número de partidas de invencibilidade: 52 jogos entre os anos de 1977 e 1978; o recorde de partidas invictas em jogos do Campeonato Brasileiro: 42, também entre 1977 e 1978; o maior número de participações de jogadores em partidas totais da Seleção Brasileira (considerando jogos oficiais e não oficiais): 1100 participações; e o maior número de jogadores cedidos à Seleção Brasileira para Copas do Mundo. O clube ainda é o responsável pela maior vitória já registrada no futebol brasileiro: 24–0 sobre o Sport Club Mangueira no Campeonato Carioca de 1909.




































































































































































































Comentários

  1. Belo trabalho, mas corrija essa foto do time do Botafogo de 1975.
    Agachados estão Zequinha, Carlos Roberto, Ferreti, Jairzinho e Dirceu.
    E o ano é 1973. Em 75, Jairzinho já estava no futebol francês.
    Abraço e parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pela correção, Buim. Sou seu fâ e acesso seu site direto. Quando preciso fazer alguma pesquisa sobre o futebol piauiense você é o primeiro que eu consulto. Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado digo eu, pela atenção. E aproveito para lhe passar o ano da foto que mostra Anos 60/70. Esse time aí, com a linha Garrincha, Edson, Quarentinha, Amarildo e Zagalo é o que jogou a final de 1962. A foto é daquela final Botafogo 3x0 Flamengo. É isso, abraço.

      Excluir
  3. Meu prezado amigo Duarte, parabéns por mais este espetacular trabalho, por favor, como eu faço para manter em meu arquivo esta coletânea de fotos

    ResponderExcluir
  4. Meu amigo Duarte, a mensagem acima, é minha, seu amigo Ari, mas, saiu como sendo da cantora Anny Paulino,ela é minha esposa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. MEU AMIGO E IRMÃO ARI, POSSO PASSAR PARA SEU E-MAIL, OU COPIAR EM UM PENDRIVE. ME LIGA: 9.8681.6273 - WHATSAPP

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

SÓ TIMES DE SUBÚRBIO

Colorado Esporte Clube - PR

Ceará Sporting Club