Grêmio Esportivo Brasil

                     Grêmio Esportivo Brasil

   Conhecido por Brasil de Pelotas ou Xavante, foi fundado em 7 de Setembro de 1911 na cidade de Pelotas, no estado do Rio Grande do Sul - Brasil. Seu mascote é um Índio Xavante. O time veste as cores vermelho e preto. O clube tem como alcunhas Xavante, Rubro-Negro e Time de Guerreiros, devido ao seu histórico de vitórias e classificações com a garra de seus jogadores. Atualmente disputa a Série B do Campeonato BrasileiroGauchão Série A e a Copa FGF. Em 2019, o clube também disputará a Copa do Brasil e a Copa da Primeira Liga do Brasil.
   Já foi campeão do Campeonato Gaúcho uma vez (sendo o primeiro campeão gaúcho da história) e vice em outras seis ocasiões. Também é tri-campeão da Divisão de Acesso do Campeonato Gaúcho. Conquistou ainda 10 vezes o título de campeão gaúcho do interior (sendo o 3° clube que mais venceu). É considerado um dos quatro maiores clubes da história do Rio Grande do Sul.
   Em nível nacional, o Brasil possui destaque em relação a outros times do estado. É o time do interior do Rio Grande do Sul que chegou mais longe em uma Série A de Campeonato Brasileiro, terminando na 3ª colocação no campeonato de 1985. O clube atuou durante 4 temporadas na primeira divisão nacional e 6 temporadas na segunda divisão. Na Série C, o time terminou na 3ª posição em uma oportunidade. Na Série D, foi vice-campeão no ano de 2014. O Brasil jogou a Copa do Brasil em 3 oportunidades. Já na Primeira Liga do Brasil, é o único do interior gaúcho a disputar, terminando na 9ª posição no ano de 2017.
   Nos últimos anos, o clube viveu uma ascensão meteórica, da segunda divisão estadual para a segunda divisão nacional em apenas 3 temporadas. No ano de 2013, o Brasil disputava a Divisão de Acesso, na qual saiu campeão e conseguiu o acesso para o Gauchão de 2014. Neste campeonato, o clube terminou na 3ª colocação, conquistando o título de campeão do interior gaúcho. Na Série D do mesmo ano, saiu com o vice-campeonato e com o acesso a Série C. No ano de 2015, mais glórias. Primeiro no estadual, terminou mais uma vez na 3ª posição, e com o título do interior gaúcho, conquistando seu bi-campeonato seguido e o décimo título. Na terceira divisão nacional, o clube fez excepcional campanha, conseguindo o acesso á Série B. Em 2016, as coisas percorreram tranquilamente, com as permanências no estadual e no brasileiro, onde permaneceu no G4 grande parte do campeonato. No ano seguinte, estreou na Primeira Liga do Brasil, e conquistou a permanência na Série B, na 8ª posição. Em 2018, terminou o Gauchão como vice-campeão, conquistando o título da Copa Centenário da FGF.
   O Brasil manda suas partidas no Estádio Bento Freitas, que possui capacidade atualmente para 10.501 torcedores. O estádio está em obras de ampliação e modernização, e futuramente terá mais de 22 mil lugares. O maior ídolo da história do clube é o uruguaio Cláudio Milar e o maior técnico da história Xavante é o Rogério Zimmermann.


















































Comentários

  1. BRASIL DE PELOTAS OU XAVANTE, GRANDE CLUBE DO RIO GRANDE DO SUL, DISPUTA COM O PELOTAS A HEGEMONIA DA CIDADE DO MESMO NOME. OSSO DURO PARA OS GRANDES DA CAPITAL: INTER E GRêMIO.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

SÓ TIMES DE SUBÚRBIO

Colorado Esporte Clube - PR

Ceará Sporting Club