A. D. LEÔNICO

                                           ASSOCIAÇÃO DESPORTIVA LEÔNICO



   Fundado em 3 de abril de 1940 em Salvador, Bahia - Brasil, atualmente sediado em Simões Filho. É um dos clubes mais tradicionais da Bahia, chegando a conquistar o campeonato baiano por uma vez e também um Torneio Quadrangular de Salvador. Chegou também a fazer duas participações no Campeonato Brasileiro da Série A.

   Em 1960, foi alçado à condição de profissional, o Leônico fez suas primeiras excursões em 1961; em Aracaju, perdeu para o Sergipe (3x0) e venceu o Confiança (4x1); no primeiro jogo contra um clube do Sudeste, goleou a Portuguesa/RJ por quatro a zero. Em 1966, a grande conquista estadual. Mesmo sem disputar o primeiro turno do Campeonato Baiano, o Leônico foi campeão do segundo; enfrentou o Vitória na final. Após uma vitória para cada, foi realizado um jogo-desempate decisivo na Fonte Nova, onde o Leônico bateu o adversário por 2x1 e sagrou-se campeão baiano. Ganhou aí o apelido de "Moleque Travesso".

   Em 1978, o Leônico ainda seria vice-campeão baiano, o que acabou levando a equipe à disputa da Taça de Prata; outro vice em 1984 fez com que a equipe disputasse o Brasileirão de 1985. Entretanto, o declínio veio no reduzido Campeonato Baiano de 1990, onde o time acabou rebaixado para a segunda divisão estadual. Mesmo com o acesso conquistado no ano seguinte, em 1992 o Leônico não venceu nenhuma partida e foi novamente rebaixado, e até hoje não retornou à elite do futebol baiano - inclusive passou muitos anos sem disputar a segunda divisão, retornando apenas na controversa campanha de 2007.

   Suas cores são Grená e Branco, seu mascote é o Leão Grená, manda seus jogos no Estádio EDGARD SANTOS, localizado em Simões Filho - BA. e com capacidade para 30.000 pessoas.






















Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

SÓ TIMES DE SUBÚRBIO

Colorado Esporte Clube - PR

Ceará Sporting Club