Horizonte Futebol Clube

                        HORIZONTE FUTEBOL CLUBE 


   Foi fundado em 1933 por iniciativa dos irmãos Horácio Domingos de Sousa (vulgo cabeça chata) e Joaquim Domingos Neto, e de vários amigos na pequena localidade de Olho D’água do Venâncio, hoje município de Horizonte - Ceará - Brasil. No início, suas atividades se resumiam a partidas amistosas em campos de várzea desafiando as equipes das localidades vizinhas. As primeiras partidas eram realizadas em campos de areia.
   A partir de 1989, com a instalação oficial do Município de Horizonte, passou-se a realizar o Campeonato Horizontino de Futebol. Logo o Horizonte Futebol Clube se destacou, sagrando-se tri-campeão nos anos 19891990 e 1991, vencendo ainda os campeonatos de 1993199820012002 e 2004. Em 2001 e 2002, o Horizonte Futebol Clube foi também vice-campeão em certame promovido pela AFAC entre municípios cearenses. Suas cores sâo: Amarelo e  Azul, seu mascote é o Galo do Tabuleiro e manda seus jogos no Estádio Horácio Domingos de Sousa, conhecido como Domingão, com capacidade para 10.500 pessoas.
  Foi campeão do Torneio início do Campeonato Cearense da 3.ª Divisão em 2004, Campeão Cearense da 2.ª Divisão em 2007, Bi-campeão da Taça Fares Lopes (que dá direito a disputar a Copa do Brasil) em 2010 e 2011 e Bi-campeão da Taça Pe. Cícero em 2010 e 2012.
   Em 2004, ao conquistar o título de vice-campeão do Torneio Início da 3ª Divisão do Campeonato Cearense, promovido pela Federação Cearense de Futebol, chegou a disputar o quadrangular final que classificava duas equipes para a 2ª divisão. No ano seguinte, assegurou vaga na 2ª Divisão do Campeonato Cearense de Futebol.
   Em 2006, obteve a terceira colocação geral da competição.
   Em 2007, a partir da adoção de uma postura profissional e contando com o forte apoio da Prefeitura Municipal de Horizonte e dos patrocinadores, o Horizonte conquistou o título de campeão da 2ª Divisão, ascendendo à elite do futebol cearense.
  Em 2008, o Horizonte tinha como objetivo disputar a fase final do Campeonato Cearense de Futebol e ficar entre os quatro melhores da competição. Para alcançar esse objetivo, os trabalhos foram iniciados na primeira quinzena de novembro de 2007. E sob o comando de Argeu dos Santos, o Horizonte Futebol Clube conquistou o seu objetivo e terminou o campeonato como o terceiro colocado, conquistando também a vaga para disputar o Campeonato Brasileiro Série C, onde foi eliminado ainda na primeira fase.
   Em 2009, o clube fez uma campanha mediana no Cearense 2009, terminando na 7ª posição
Em 2010, a equipe fez uma boa campanha no Cearense 2010, acabando na 4ª colocação, e conquistando o inédito Título do Interior(que seria mais tarde chamada de Taça Padre Cícero), ao vencer o Guarany de Sobral por 7 a 0 e 5 a 2. Ainda em 2010, venceu a Copa Fares Lopes, derrotando o Icasa na final, e garantindo vaga para a Copa do Brasil 2011.
   Em 2011, terminou em 4º lugar no Campeonato Cearense e disputou a Copa do Brasil, se destacando por ter eliminado equipes tradicionalmente mais fortes como o ASA e o tradicional Guarani, e por ter empatado com o Flamengo, no Rio de Janeiro. Venceu novamente a Copa Fares Lopes e garantiu vaga para a Copa do Brasil do ano seguinte.
   Em 2012, participou pela segunda vez da Copa do Brasil, eliminando o América de Natal na primeira fase. Na segunda fase foi eliminado pelo o Palmeiras por 3x1. No Campeonato Cearense, o clube fez uma boa campanha, terminou em 3º lugar e conseguiu uma vaga na Série D 2012. Na competição, terminou a primeira fase na terceira colocação no grupo de cinco equipes e não conseguiu classificação para a segunda fase.
   Em 2013, terminou a primeira fase do Campeonato Cearense em primeiro lugar, garantindo uma vaga para a Copa do Brasil do ano seguinte.
   Em 2014, o Horizonte aprontou na Copa do Brasil ao vencer o Fluminense por 3x1 na estreia da Copa do Brasil 2014, no jogo da volta o Fluminense acabou eliminando o Galo ao vencer por 5x0 no Maracanã. Pelo Campeonato Cearense o Horizonte chegou a segunda fase mas ficou de fora das semifinais. Na Taça Fares Lopes o Horizonte foi eliminado na quartas de finais.
   Em 2015, o Horizonte realizou uma campanha abaixo do esperado no Campeonato Cearense, acabou participando do quadrangular aonde dois seriam rebaixados, o que acabou acontecendo, Horizonte e São Benedito foram os rebaixados no ano
   Em 2016, contando com o retorno do Técnico Robertos Carlos, o Horizonte deu a volta por cima no Campeonato Cearense da Série B, retornando a elite sendo vice-campeão do certame.O Galo do Tabuleiro também foi vice-campeão da Taça Fares Lopes 2016
   Em 2017, o Horizonte disputou o Campeonato Cearense Série A e a Taça Fares Lopes sem conseguir algum exito em ambas.
  Atualmente (2019) disputa a 1.ª Divisão do Campeonato Cearense























































Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SÓ TIMES DE SUBÚRBIO

Colorado Esporte Clube - PR

Ceará Sporting Club