Associação Chapecoense de Futebol

             Associação Chapecoense de Futebol 

   Conhecida apenas como Chapecoense, foi fundado dia 10 de maio de 1973, na cidade de ChapecóSanta Catarina - Brasil, com o objetivo de restaurar o futebol na cidade de Chapecó. Sua origem está ligada ao fato de que, na década de 1970, a região possuía apenas alguns times amadores, sendo inexpressiva em relação ao futebol profissional. Com o propósito de reverter esta situação, alguns desportistas, jovens apaixonados pelo esporte, decidiram se reunir para criar um time de futebol profissional para a cidade. De maneira geral, pode-se dizer que a Associação Chapecoense, posteriormente um dos grandes do futebol catarinense, surgiu da união dos clubes Atlético Chapecó e Independente, suas cores são verde e branco, seu mascote é o indio Condá e manda seus jogos no Estádio Arena Condá com capacidade para 19.088 pessoas.
   A Chapecoense foi campeã da Copa Sul-Americana de 2016, sendo o único clube do estado de Santa Catarina a chegar em uma final de competição internacional. Foi também vice-campeã da Recopa Sul-Americana de 2017, Copa Suruga Bank de 2017 e do Troféu Joan Gamper de 2017. A Chapecoense detém o recorde de participações em competições internacionais entre os clubes catarinenses, ao todo são 7 participações. É o único clube catarinense com participação na Recopa Sul-AmericanaCopa Suruga Bank e no Troféu Joan Gamper. Na Copa Libertadores da América, acumula duas participações, a primeira na edição de 2017, sendo eliminada na fase de grupos e na edição de 2018, sendo assim o clube catarinense com mais participações na competição.
   O clube ganhou destaque após sua ascensão meteórica da Série D à Série A do Campeonato Brasileiro de Futebol em apenas 6 anos. Desde 2014, o clube faz parte da elite do futebol nacional e desde então firmou sua permanência, não conta com nenhum rebaixamento a nível nacional. Em 2017, conseguiu realizar a sua melhor campanha na Série A do Campeonato Brasileiro desde a sua estreia, ficando na 8º colocação com 54 pontos. A equipe ainda foi campeã do segundo turno do campeonato, conquistando o Troféu João Saldanha de 2017, sendo a primeira equipe fora do G-12 a conseguir tal feito. A Chapecoense conquistou acessos sendo terceira colocada, tanto na Série D de 2009, como na Série C de 2012, além de vice campeã da Série B de 2013. No âmbito estadual, chegou a doze finais do Campeonato Catarinense e conquistou seis títulos estaduais, o último em 2017. Foi uma vez campeão da Copa Santa Catarina e duas vezes campeão da Taça Santa Catarina.
   Em pesquisa realizada no primeiro semestre de 2017 pelo Instituto Mapa, a Chapecoense apareceu como o clube com o maior número de torcedores e simpatizantes do estado de Santa Catarina. Considerando apenas os clubes catarinenses, a Chapecoense assumiu a ponta e passou de 9%, de uma medição realizada em 2010, para 26%. Joinville e Criciúma vêm logo atrás com 9%. Enquanto a dupla da Capital, Figueirense e Avaí, aparecem na sequência com 8%. É considerado como um dos cinco grandes clubes de Santa Catarina, junto com o Avaí, Criciúma, Figueirense e Joinville, clubes com os quais mantém forte rivalidade esportiva.
   Para o deslocamento até a cidade de Medellin, onde seria disputada a primeira partida da final da Copa Sul-Americana de 2016, a equipe iria de Guarulhos para Santa Cruz de la Sierra a bordo de um voo comercial, depois seguiria de Santa Cruz de la Sierra até Medellin a bordo de um voo fretado pela companhia aérea boliviana LaMia. Porém, às 1:15 (UTC-2) do dia 29 de novembro de 2016, a aeronave de registro CP-2933 acidentou-se enquanto efetuava a aproximação para pouso no Aeroporto Internacional José María Córdova, próximo ao local conhecido como Monte Gordo, com 77 pessoas a bordo, incluindo jogadores, dirigentes e comissão técnica da Chapecoense, além de jornalistas. As operações de resgate iniciaram-se imediatamente após o acidente, porém, logo no início da manhã, foi informado pelas equipes de resgate que 71 pessoas haviam morrido. Apenas seis pessoas sobreviveram: os jogadores Alan RuschelJakson Follmann e Neto, o jornalista Rafael Henzel, e os tripulantes Erwin Tumiri e Ximena Suarez.
   Segundo as investigações preliminares, o acidente teria sido causado por uma pane seca, quando há falta de combustível nos tanques para serem bombeados aos motores, causando a parada dos mesmos. A pane seca teria sido causada pelo planejamento incorreto do voo, já que a autonomia da aeronave era para 3000 quilômetros, enquanto o trajeto tinha 2 975 quilômetros, tendo uma margem de apenas 25 quilômetros, considerada baixíssima na aviação.
Tributo pelas vítimas do Voo 2933 na Arena Condá.
   O acidente causou comoção nacional e internacional. Grandes equipes, como Real Madrid e Barcelona, respeitaram um minuto de silêncio antes dos seus respectivos treinos no dia 29 de novembro. A Confederação Sul-Americana de Futebol (CONMEBOL) cancelou a final da Copa Sul-Americana de 2016. A Confederação Brasileira de Futebol adiou por uma semana a segunda partida da final da Copa do Brasil e a última rodada do Campeonato Brasileiro. presidente do Brasil Michel Temer decretou luto oficial no Brasil de três dias logo após a notícia do acidente. Por todo o mundo, os principais jornais imediatamente repercutiram o acidente, bem como as principais redes de notícia de todos os países; logo redes como CNN e BBC e jornais como The New York TimesEl País e Le Monde passaram a cobrir a tragédia. Já na manhã do dia 29, as redes sociais da mesma forma exibiram reações que de forma unânime manifestavam apoio às vítimas da tragédia. Em suas contas pelo Twitter, os atletas PeléMaradonaMessi e Neymar Jr., entre muitos outros, manifestaram pesar e solidariedade; os times de futebol de todo o mundo também usaram este meio para expressar o luto e apoio ao time brasileiro e às famílias das vítimas, além de suas páginas oficiais. Logo hashtags como "#forçachape" ou "#fuerzachape" se tornaram as trending topics em todo o mundo e o vídeo que exibia a equipe rezando unida tornou-se o mais compartilhado. A equipe contra quem jogaria a Chapecoense, Atlético Nacional, imediatamente também manifestou sua solidariedade e a intenção de ceder o título ao adversário vitimado. No mesmo dia do acidente, dirigentes do Atlético Nacional enviaram um pedido formal à CONMEBOL pedindo que o título da Copa Sul-Americana de 2016 fosse entregue para a Chapecoense.


































Comentários

  1. UM DOS GRANDES DE SANTA CATARINA, TEVE SUA TRAJETÓRIA INTERROMPIDA EM SEU MELHOR MOMENTO, COM A TRAGÉDIA DO ACIDENTE AÉREO, MAS ESTÁ SE REERGUENDO. FORÇA CHAPE.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

SÓ TIMES DE SUBÚRBIO

Colorado Esporte Clube - PR

Ceará Sporting Club