Clube de Regatas Vasco da Gama

                Club de Regatas Vasco da Gama

    Fundado em 21 de agosto de 1898, na cidade do Rio de Janeiro - Brasil, por um grupo de remadores. Inspirados nas celebrações do quarto centenário da descoberta do caminho marítimo para as Índias, ocorrida em 1498, batizaram a nova agremiação com o nome do herói português que alcançou tal feito, o navegador Vasco da Gama. Manda seus jogos no Estádio de São Januário, com capacidade para 21.880 pessoas, seu mascote é o almirante e suas cores são: Preto e Branco.
   Apesar de ter sido fundado como um "Clube de Regatas", consagrando-se no remo como um dos maiores campeões do país, o Vasco da Gama ainda abrange outras modalidades como atletismo, vôlei de praia, basquete, futebol de areia, dentre outros, tendo como esporte mais tradicional o futebol. As cores do Vasco guardam forte significação: o preto remete aos mares desconhecidos do Oriente, desbravados por Vasco da Gama, enquanto o branco da faixa diagonal refere-se à rota descoberta pelo almirante. Além disso, estas são cores que se encaixam na ideia de uma comunhão de etnias (já que foi o primeiro clube do Brasil a lutar contra preconceitos raciais e sociais), tendo sido o primeiro na história dos clubes esportivos do Brasil a ter elegido um presidente "não-branco" (em 1904, numa época em que o racismo era prática comum no esporte, os vascaínos tiveram a honra de conduzir o mulato Cândido José de Araújo ao degrau mais alto do clube).A Cruz, principal símbolo, tem forte aspecto religioso, porque a Ordem Militar de Cristo era ao mesmo tempo religiosa e guerreira.
   É o único clube carioca bicampeão em torneios intercontinentais de futebol de grande importância histórica (1953 e 1957). Em 1953, o Vasco venceu o Torneio Octogonal Rivadavia Corrêa Meyer, competição oficial da CBD, organizada com o apoio do dirigente da FIFAOttorino Barassi, competição sucessora da Copa Rio Internacional, tratada na Europa como uma edição da Copa Rio e almejada pelos 4 grandes clubes cariocas. No Torneio Internacional de Paris de 1957, o Vasco entrou para a História como o primeiro e único clube não-europeu a derrotar um campeão da Copa dos Campeões da UEFA desde o primeiro título desta competição europeia (vencido pelo Real Madrid em 13 de junho de 1956) até a 1ª disputa da Copa Intercontinental (em 3 de julho de 1960), com a final do Torneio de Paris de 1957 sendo considerada pela imprensa francesa como a final entre o campeão europeu e a equipe considerada a melhor da América do Sul, em uma apresentação que encantou o público e a imprensa francesa, prestigiando o Vasco e o futebol brasileiro frente ao público europeu e mundial.
   É também o único clube carioca bicampeão sul-americano, vencendo a única competição reconhecida pela CONMEBOL como precursora da Copa Libertadores da América, o Campeonato Sul-Americano de Campeões de 1948, em status equivalente ao da Libertadores, tendo o Vasco participado em 1997 da Supercopa dos Campeões da Libertadores (competição reservada aos campeões da Libertadores) em função do título de 1948; e a Copa Libertadores da América de 1998 (conquistada no ano do centenário). Em títulos sul-americanos, o Vasco venceria ainda a Copa Mercosul em 2000. O Vasco é até hoje o único clube carioca a ter conquistado duas edições de competições disputadas com o objetivo de indicar o campeão da América do Sul, em 1948 e 1998.
  Em títulos nacionais, o Vasco conquistou quatro Campeonatos Brasileiros em 197419891997 e 2000, uma Copa do Brasil em 2011, diversos títulos estaduais oficiais (diversos campeonatos Carioca, da Copa Rio, e torneios MunicipalExtraInício e Relâmpago) e 5 títulos interestaduais oficiais (3 Torneio Rio-São Paulo, 1 Taça dos Campeões Estaduais Rio-São Paulo e 1 Torneio João Havelange). Conquistou ainda diversos torneios nacionais e internacionais.
   O Vasco da Gama ainda tem, dentre o seu plantel de ídolos, os maiores artilheiros do Campeonato Brasileiro de todos os tempos, tendo como Roberto Dinamite, o maior, com a marca de 190 gols, seguidos Romário e Edmundo, com 154 e 153 gols respectivamente.


























































































































Comentários

  1. GIGANTE DA COLINA COMO É CONHECIDO, O VASCO DA GAMA É UM DOS MAIORES CLUBES BRASILEIROS.
    TANTO NO ESTADO, COMO NAS COMPETIÇÕES NACIONAIS E INTERNACIONAIS E RESPEITADO E TEMIDO.

    ResponderExcluir
  2. Uma correção, desculpe se estiver sendo chato, foto 23, entre Ivan e Helinho está escrito "Juan", mas na verdade o jogador é o saudoso uruguaio Daniel Gonzales que antes tinha jogado no Corinthians e Portuguesa.

    ResponderExcluir

  3. ¡Hola! Encontré un video valioso.
    BarcelonaSC Guayaquil VS Vasco da Gama 1998.
    https://www.youtube.com/watch?v=rN8JJM0bytU

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

SÓ TIMES DE SUBÚRBIO

Colorado Esporte Clube - PR

Ceará Sporting Club