Calouros do Ar Futebol Clube

                   CALOUROS DO AR FUTEBOL CLUBE


   Foi fundado em 1º de janeiro de 1952. O nome é em homenagem ao conjunto musical da Base Aérea de Fortaleza e aos aspirantes a oficiais aviadores que chegavam todos anos à Base.
  Em 1954, o diretor do Ceará, Ivonísio Mosca de Carvalho, almejava trazer a Fortaleza o time do Botafogo, com todas as suas estrelas, para comemorar os 40 anos alvinegro (1914-1954). Porém, problemas no calendário dos times dos dois estados foram um empecilho. Ivonísio insistiu tanto que conseguiu acertar a vinda do clube carioca.
   No dia 12 de junho, o Botafogo faria uma partida diante do Calouros, uma espécie de preliminar, num sábado. A festa mesmo dos 40 anos, seria no dia seguinte, domingo, quando os visitantes enfrentariam o Ceará. Durante o jogo, o Calouros do Ar enfrentou o time carioca de igual para igual. Apesar de que, das grandes estrelas do clube alvinegro, só veio Garrincha. Didi e Nilton Santos não vieram para a partida.
   O Calouros marcou 1 a 0 na etapa final, gol marcado por Orlando Ciarlini, que recém havia entrado na partida, aos 40 minutos. O jogo terminou com este mesmo placar para o Calouros, um dos maiores feitos da história do clube, comparável a conquista do campeonato estadual de 1955. O goleiro Chico Martins fez uma partida memorável, entrando para a história do futebol cearense. O goleiro pegou até pênalti, batido por Garrincha. No domingo, o Ceará perdeu por 2 x 0.
12/6/1954 - Calouros do Ar 1 x 0 Botafogo-RJ. Estádio Presidente Vargas, Fortaleza (CE). Gol: Orlando Ciarlini (40' do 2º tempo).
Arbitragem: José Tosta.
Calouros do Ar: Chico Martins; Pedrinho e Azevêdo; Wandyr, Helder (Zanata) e Índio; Luciano, Zezinho, Beto (Orlando Ciarlini) Nelsinho e Zuzinha.
Botafogo-RJ: Pianoswisky; Gerson e Floriano, Arati, Bob e Juvenal; Garrincha, Dino, Carlyle, Paulinho e Vinícius.

Título de 1955

   Em 1955, o Calouros do Ar, com apenas três anos de existência, tinha uma equipe formada, em sua maioria, pelo efetivo da Base Aérea de Fortaleza, que mantinha o time e abrigava sua sede. O Ferroviário ganhou o primeiro turno invicto. Participou também da competição o ponta esquerda José Assunção, conhecido como "Belchior", que deixou o time para seguir a carreira militar.
   Já no segundo turno, veio a surpresa, com a vitória do Calouros do Ar. Na decisão, o time venceu a primeira partida por 2x0 e perdeu a segunda por 3x0, sendo necessário um jogo de desempate.
   A finalíssima foi disputada apenas no ano seguinte, no dia 11 de março de 1956, e o Calouros venceu por 2x0, gols de Zezinho e Zuzinha, conseguindo o único título do Calouros do Ar em toda a sua existência. O Tremendão foi para o jogo com a seguinte formação: Jairo; Pedrinho e Coité; Luciano, Wandyr e Jesus; Edilson Araújo, Zezinho, Beto, Hélder e Zuzinha. Na verdade, 1955 foi o ano de ouro do Calouros do Ar, que conquistou os três títulos disputados pelos clubes da divisão principal cearense, uma verdadeira “tríplice coroa”. Orientado pelo treinador Paulo Salgueiro, o clube papou o Torneio Preparatório, o Torneio Início e por último e mais importante, o campeonato estadual. Dizia-se que o segredo daquela equipe era sua homogeneidade, afinal era toda ela integrada por jovens cujas idades variavam entre 18 e 24 anos. Nenhum figurão no plantel. O curioso é que, durante todo o campeonato cearense de 1955 o Calouros do Ar utilizou apenas 13 atletas, o que significa dizer que jogou em todo o torneio quase que com a mesma equipe. O título do Calouros quebrou um encanto de anos, só comparado ao feito de um outro jovem clube, o Tramways, que ganhou o campeonato de 1940.
  O clube disputou os campeonatos cearenses de 1953 a 1968 e 1970 a 1998, conquistando o 3º lugar em 1953, 1956, 1960 e 1968. Em 1960, Juarez, atacante da equipe, foi artilheiro do campeonato cearense, com 14 gols. Em 1968, o artilheiro foi Célio, com 9 gols. Foi também 3ª colocado na 2ª divisão estadual em 1999 e 2003. Em âmbito nacional o Calouros do Ar chegou a disputar o Torneio Norte-Nordeste de 1968 e a 2ª Divisão brasileira em 1971 e 1972, sem conseguir passar da 1ª fase.
Em 2004, após péssima participação no estadual da Segunda Divisão, o Calouros do Ar foi rebaixado para a Terceira Divisão Estadual, onde se encontra até hoje.

Atualidade

   Em 2010, o Calouros do Ar não disputou o Campeonato Cearense por falta de condições e tirou um ano de licença da FCF, retornando em 2013, com a pretensão de subir para a 2ª divisão do estadual.
   Em 2011, assume nova diretoria, que lança um projeto para o reerguimento do Calouros: o ex-jogador e técnico Gilberto Alenquer assume como presidente, renovando todas as funções no clube.
Em 2018, volta a disputar o Campeonato Cearense da Série C.

Rivalidade

   Tendo participado do Cearense Série C repetidas vezes, a torcida do Calouros do Ar acabou nutrindo uma certa rivalidade com o Maguary, com quem disputou várias partidas pelo terceiro escalão do futebol cearense














































































































































































Comentários

  1. SIMPÁTICO TRICOLOR DA AEROLANDIA, SEMPRE APRONTAVA PRA CIMA DOS GRANDES, QUANDO CHEGOU INCLUSIVE A SER CAMPEÃO CEARENSE EM 1955. É O TIME DA BASE AÉREA DE FORTALEZA.

    ResponderExcluir
  2. Olá ótimo conteúdo, sou Damião Cardoso Administrador de um canal no YouTube Futebol Invicto onde faço vídeos sobre as histórias dos Clubes de futebol profissionais do Brasil, estou elaborando a história do calouros do ar , gostaria de usar algumas imagens de seu blog . Você mim autoriza? Ficarei muito grato. Obs os vídeos é sem fins lucrativos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. PODE USAR A VONTADE QUALQUER FOTO, UM ABRAÇO. OBS.: DÊ SOMENTE OS CRÉDITOS OK

      Excluir
    2. Boa noite !

      Meu pai sempre comentou que o tio dele tinha sido técnico no Ceará na década de 60 e 70 e que tinha treinado um clube q provavelmente era o calouros do ar, você saberia me dizer quanto a um treinador chamado Joaquim Souza Neto, q era mais conhecido pela acunha de Souza Neto?

      Excluir
    3. Caso tenha, você saberia dizer o ano que ele passou no clube

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

SÓ TIMES DE SUBÚRBIO

Colorado Esporte Clube - PR

Ceará Sporting Club