Esporte Clube Vitória

                              ESPORTE CLUBE VITÓRIA


   Conhecido como Vitória da Bahia é sediado na cidade de Salvador, no estado da Bahia - Brasil. Foi fundado em 13 de maio de 1899 com o nome de Club de Cricket Victoria, mudado para Sport Club Victoria, em 1902, e, finalmente, para o atual nome em 1946O Vitória nasceu da iniciativa pioneira dos irmãos Artur e Artêmio Valente juntamente com outros dezessete jovens companheiros. Suas cores são o vermelho e o preto, seu mascote é o Leão e manda seus jogos no Estádio Manoel Barradas (Barradão), de sua propriedade, com capacidade para 30.618 e no Complexo Esportivo e Cultural Octávio Mangabeira, conhecido popularmente como Arena Fonte Nova com capacidade para 47.907 pessoas.
   Foi o primeiro clube social nacional ser fundado apenas por brasileiros (antes dele, a grande maioria tinha sido fundado por estrangeiros residentes no Brasil) e um dos primeiros clubes do Brasil a praticar o futebol, esporte no qual obtém maior destaque. O Club de Cricket Victoria, nome com o qual foi fundado, numa alusão à região em que seus fundadores moravam, o Corredor da Vitória, também foi o pioneiro em diversos esportes na Bahia e no Nordeste, como o voleibol, a natação, o pólo aquático, o basquetebol e outros.
   Passado um longo período impróspero, em especial a década de 1970, destaca-se a construção do seu estádio particular, o Barradão, no ano de 1986, fato que tornou-se um divisor de águas na história do clube, que passou a usar o local como um de seus grandes incentivadores, tanto para o time, como para a torcida. Desde a inauguração do seu estádio, o Vitória rapidamente consolidou-se em âmbito estadual e regional, em especial nas últimas duas décadas, tanto em termos financeiros, quanto em conquistas esportivas. Neste período, o clube rubro-negro conquistou quatro títulos da Copa do Nordeste, tornando-se tetracampeão e maior vencedor deste torneio regional e estabeleceu um amplo domínio no Campeonato Baiano, conquistando treze títulos nas últimas vinte edições do estadual, contra seis do arquirrival Esporte Clube Bahia.
   No total, o Vitória possui atualmente 30 títulos baianos, sendo o último deles conquistado na edição de 2024. Destacam-se também as campanhas do "Leão da Barra" nos Brasileirões de 1993 e 1999, competições em que terminou em 2° e 3° colocado, respectivamente e nas edições da Copa do Brasil de 2004 e 2010, onde foi quarto colocado e vice-campeão, respectivamente, tornando-se o único clube do estado a avançar às semifinais e chegar à final deste torneio. É importante destacar também que todas estas campanhas ocorreram após a construção do Barradão, evidenciando a importância do estádio na história recente do clube.
   A divisão de base do clube é uma das mais bem sucedidas do mundo, mantendo-se, entre 1995 e 2000, no seu auge, e obtendo pelo menos 21 títulos mundiais. O Vitória é também o 1º campeão da Copa do Brasil de Futebol Sub-20, que teve sua edição inaugural realizada no ano de 2012. Das categorias de base do "Leão", saíram nomes que atualmente figuram no futebol internacional e/ou em convocações de suas seleções, como HulkDavid Luiz e Gabriel Paulista, além do boliviano Marcelo Moreno. Além deles, outros jogadores notáveis, com destaque para os goleiros DidaFelipe e Fábio Costa; os zagueiros Anderson MartinsAlex SilvaAdaílton e Victor Ramos, o lateral esquerdo Júnior, os meias FernandoVampetaMatuzalémDudu CearenseLeandro DominguesElkeson e Paulo Isidoro, os atacantes BebetoAlex AlvesNádsonAllan DellonObinaAlecsandro, dentre outros.
   O Vitória é o único clube do estado que possui títulos internacionais que, embora fruto de amistosos ou torneios pré-temporada de clubes estrangeiros, são representativos dentre os troféus do clube. São os títulos do Torneio Senegal-Brasil de 1992 e do Troféu Cidade de Valladolid de 1997, sendo o único clube do Norte/Nordeste bicampeão internacional (além do Vitória, também há o Santa Cruz e o Clube do Remo que conquistaram cada um, um título internacional). Além disso, o Vitória também fez uma das melhores campanhas de um clube do Norte/Nordeste numa competição oficial da Conmebol, sendo 5° colocado na Copa Conmebol de 1997. Na mais recente competição criada a partir dessa, a Copa Sul-Americana, o rubro-negro obteve seu melhor resultado na edição de 2010, chegando até as oitavas-de-final, um feito nunca igualado por nenhuma outra equipe nordestina até então. Assim como no Campeonato Brasileiro de 2013, quando o Vitória terminou o campeonato em 5º lugar, a melhor colocação de um time nordestino desde a adoção dos pontos corridos. Campeão Brasileiro da Série B em 2023; Campeão da Copa do Nordeste em 1997, 1999, 2003 e 2010, do Torneio José Américo de Almeida em 1976, da Taça Estado da Bahia em 2004, 2005 e 2006 e ganhou 11 vezes o Torneio Início.
   Na última década, sua torcida consolidou-se como uma das 15 maiores do futebol brasileiro, com mais de 1% na maioria das pesquisas, o que representa cerca de dois milhões e quinhentos mil torcedores.   




























































   

Comentários

  1. UM DOS MAIORES CLUBES DA BAHIA E DO NORDESTE É O PRINCIPAL ADVERSÁRIO DO BAHIA NA BOA TERRA. MULTI-CAMPEÃO É O MAIOR VENCEDOR DA COPA DO NORDESTE COM 4 TÍTULOS.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Colorado Esporte Clube - PR

SÓ TIMES DE SUBÚRBIO

Ceará Sporting Club